Categoria: Mitsvot > Geral

Circuncisão - Seja um descendente de Abraão, com o selo da justiça da fé (Parte 2)

ABRAÇAR A ALIANÇA E RECEBER UM NOVO NOME

Is 56:3-5 - "Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o SENHOR: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança, darei na minha casa e dentro dos meus muros, um memorial e um nome melhor do que filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará."

Porque o Eterno não faz acepção de pessoas, tal qual o patriarca Abrão, teve seu nome mudado porque abraçou a aliança com o Eterno, vindo a se chamar Avraham, HaShem promete, aos que escolhem aquilo que O agrada e abraçam Sua aliança, um novo nome, melhor do que o de filhos e filhas... e por quê? Porque escolhemos obedecer Seus mandamentos, guardamos o shabat, e abraçamos a aliança, marcamos na carne, retirando a pele de nosso prepúcio, nos fazemos Seus filhos, e no Mashiach, descendentes de Avraham, cumprimos com a Brit Milah.

Nem todos valorizam isso, mas Pirkê Avot nos diz: "...todo aquele que desdenha a aliança de Abraão, nosso pai, que dá falsa interpretação à Lei Divina, mesmo que a tenha estudado e tenha praticado boas obras, não tem parte na vida futura." (Avot 3:15)

Aqueles que desprezam a circuncisão, julgando ser desnecessário, ou não atribuindo a tal ato seu devido valor incorrem em pecado. Também menosprezam seu valor aqueles que, uma vez circuncidados, não preservam firme o pacto, abandonando as leis e tradições que mantém unidos os israelitas em todos os cantos do mundo, seja através do estudo semanal da Torah, (o mesmo no mundo todo) as orações, o amor por Israel, e o respeito ao próximo até mesmo ao não envergonhar alguém. Talvez por isso mesmo Shaul HaShaliach tenha dito, em suas cartas:

"A circuncisão é nada, e a incircuncisão nada é, mas, sim, a observância dos mandamentos de Deus." (1 Co 7:19)
"Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus... Porque a circuncisão tem valor se praticares a lei; se és, porém, transgressor da lei, a tua circuncisão já se tornou incircuncisão." (Rm 2:28,29,25)

Aquele que abraça os mandamentos do Eterno, tem na circuncisão um símbolo de sua obediência. Para quem desobedece, ela também é um sinal, só que nesse caso, de alguém que não dá valor ao pacto do Eterno, nem ao shabat, nem a todas as mitsvot.

Nesse mesmo texto de sua carta aos Romanos, Shaul fala algo interessante: Rm 2:26 "Se, pois, a incircuncisão (gentios) observa os preceitos da lei, não será ela, porventura, considerada como circuncisão (israelita)?"
Aí cabem alguns questionamentos, por exemplo:

- Como você pode dizer que cumpre os mandamentos, que é um filho de Abraão, se não obedece o mandamento da circuncisão?
- Ser considerado circuncisão é sinal de que é circuncidado?
Os que menosprezam o valor, simplesmente não querendo cumprir com esse mandamento, não se dão conta de que Shaul HaShaliach disse algo semelhante quando falou acerca do uso do véu pelas mulheres. Vejamos:

1 Co 11:5,15 "Toda mulher, porém, que ora ou profetiza com a cabeça sem véu desonra a sua própria cabeça,...Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu."

Ora, as mulheres não usam véu? Não cobrem a cabeça? O dizer que o cabelo foi dado em lugar de véu... é como o dizer que a incircuncisão é circuncisão. Uma coisa não anula a outra.
Assim como ter cabelo crescido é honroso para a mulher, mas NÃO ANULA A NECESSIDADE DE COBRIR A CABEÇA, também os gentios que guardam os mandamentos, sendo "circuncisos de coração" NÃO ANULA A MITSVAH DA BRIT MILAH. E Shaul diz:

1 Co 11:13,10 "Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? Portanto, deve a mulher, por causa dos anjos, trazer véu na cabeça, como sinal de autoridade."

Na seqüência ele diz: "se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume" porque cumprimos os mandamentos. A brit milah é para quem abraça a aliança, não para quem quer contender, só que que não aceita a brit, esse tal não pode se denominar descendente de Abraão, uma vez que os descendentes carregam este sinal em sua própria carne.

Ainda sobre Shaul HaShaliach, ele falou que "circuncisão é a que é de coração", mas este texto de Romanos é muito interessante, especialmente para quem tem o cuidado de seguir analisando o contexto. No capítulo 4, ele fala de Abraão e esclarece:

Rm 4:7-10 "Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado. Vem, pois, esta bem-aventurança exclusivamente sobre os circuncisos ou também sobre os incircuncisos? Visto que dizemos: a fé foi imputada a Abraão para justiça. Como, pois, lhe foi atribuída? Estando ele já circuncidado ou ainda incircunciso? Não no regime da circuncisão, e sim quando incircunciso."

A justiça da fé foi imputada a Abraão estando ele INCIRCUNCISO. Mas o que acontece depois?

Rm 4:11,12 "E recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso; para vir a ser o pai de todos os que crêem, embora não circuncidados, a fim de que lhes fosse imputada a justiça, e pai da circuncisão, isto é, daqueles que não são apenas circuncisos, mas também andam nas pisadas da fé que teve Abraão, nosso pai, antes de ser circuncidado."

A circuncisão foi vista por Shaul como "selo da justiça da fé" e Abraão seria pai daqueles que não são "apenas circuncidados, mas que andam nas suas pisadas da fé" ou seja, que como ele, não são apenas circuncidados, mas obedientes a D-us em amor e fé, seus verdadeiros descendentes.

Assim como o Eterno mudou o nome de Abrão e colocou nele "o selo da justiça da fé", nós, seus descendentes na fé, quem sabe estejamos vivenciando o tempo em que, como o patriarca de Israel, temos nosso nome mudado (para um melhor) e sejamos dignos de termos, como ele, o "selo da justiça da fé", o símbolo de um pacto eterno entre HaShem, Avraham e seus descendentes.

E continuaremos... falando das duas circuncisões, na carne e no coração, porque como disse Shaul HaShaliach: Rm 3:1,2 - Qual é, pois, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? Muita, sob todos os aspectos.

Rosh Moshê Fundador e líder da sinagoga Ahavat Chessed. Agente de viagens personalizadas para Israel.

VEJA TAMBÉM

Moshê, um líder de verdade!

Muitos se denominam líderes, mas quem é verdadeiramente o líder colocado com a bênção do Eterno?

Ler mais...

Seja esperto, ande sob a proteção da nuvem

Quando Deus te aponta o caminho, você é capaz de segui-lo sem hesitar? Talvez isso seja a sua salvação!

Ler mais...

Vaera: Quer um conselho? Não seja teimoso!

Todos queremos levar uma vida de rei, mas isso não significa que devemos repetir os erros de um rei, como o erro do Faraó, de ser teimoso.

Ler mais...